O presidente palestino, Mahmud Abbas, anunciou nesta terça-feira, no Cairo, que no próximo domingo convocará eleições para o dia 24 de janeiro, mas admitiu modificar a data em caso de acordo com o movimento Hamas.
[SAIBAMAIS]"Publicarei (...) no dia 25 de outubro um decreto presidencial que fixará para 24 de janeiro a data das eleições", disse Abbas, citado pela agência oficial egípcia Mena.
O presidente da Autoridade Palestina, cujo mandato expirou no início de 2009, admitiu que o decreto poderá ser anulado caso haja um acordo com o Hamas.
"Se o Hamas firmar o acordo, farei outro decreto para a realização de eleições no dia 28 de junho", data sugerida pelo Egito no projeto para a reconciliação dos palestinos.
Abbas destacou seu apoio ao Egito nos esforços visando à reconciliação palestina e atribuiu ao Hamas o impasse atual.
Ao final de uma reunião com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, o líder palestino declarou que seu partido, o Fatah, "apoia totalmente a proposta egípcia" para uma aproximação, e acusou o Hamas de "bloquear a reconciliação".
O projeto egípcio sugere a realização de eleições legislativas e presidenciais palestinas em meados de 2010, estipula a reestruturação das forças de segurança, sob a supervisão do Egito, e prevê a libertação dos prisioneiros dos dois lados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
A unidade dos palestinos é considerada crucial para a retomada das negociações de paz com Israel.