WASHINGTON - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu nesta terça-feira (20/10) sobre o enorme desafio que representa o segundo turno eleitoral que será realizado no Afeganistão em 7 de novembro.
[SAIBAMAIS]"Existem enormes desafios para poder conduzir isso", afirmou Ban aos jornalistas, pouco depois que o presidente afegão Hamid Karzai anunciou que aceita realizar um segundo turno.
Karzai confirmou nesta terça-feira que terá de disputar um segundo turno no dia 7 de novembro para tentar a reeleição frente a seu principal adversário, Abdullah Abdullah, depois da revisão dos resultados do primeiro turno por denúncias de fraude.
Os resultados provisórios do primeiro turno de 20 de agosto davam a Karzai 54,6% dos votos, mas a comissão que investigou as denúncias de fraude, com apoio da ONU, reduziu sua vitória para 49,67%, menos de quatro décimos abaixo dos 50% que teriam evitado um segundo turno.
A informação de que haverá um segundo turno no dia 7 de novembro foi dada momentos antes pelo porta-voz da Comissão Independente Eleitoral (IEC), encarregada de anunciar os resultados oficiais.