WASHINGTON - O presidente Barack Obama recebeu com satisfação nesta terça-feira (20/10) a notícia sobre a aceitação do presidente afegão Hamid Karzai em realizar um segundo turno eleitoral no Afeganistão e classificou o fato como um precedente importante para a democracia afegã.
[SAIBAMAIS]"Dou as boas-vindas à declaração do presidente Karzai aceitando a certificação da Comissão Eleitoral Independente dos resultados eleitorais de 20 de agosto, e acertando participar no segundo turno das eleições", afirmou Obama. "É um passo importante para garantir um processo confiável para o povo afegão que resulte num governo que reflita seus desejos", acrescentou.
O presidente afegão, Hamid Karzai, confirmou nesta terça-feira que terá de disputar um segundo turno no dia 7 de novembro para tentar a reeleição frente a seu principal adversário, Abdullah Abdullah, depois da revisão dos resultados do primeiro turno por denúncias de fraude.
Os resultados provisórios do primeiro turno de 20 de agosto davam a Karzai 54,6% dos votos, mas a comissão que investigou as denúncias de fraude, com apoio da ONU, reduziu sua vitória para 49,67%, menos de quatro décimos abaixo dos 50% que teriam evitado um segundo turno.