CABUL - O presidente afegão Hamid Karzai aceitará o resultado final e as decisões das autoridades eleitorais afegãs sobre a votação de 20 de agosto, afirmou seu porta-voz, pouco antes da Comissão Independente Eleitoral (IEC) ter anunciado que divulgará nesta terça-feira (20/10) a contagem final dos votos.
[SAIBAMAIS]"Temos que esperar o anúncio final do canal legal, que é a IEC, e uma vez que a IEC anuncie os resultados estamos obrigados a aceitar, segundo a lei", disse Waheed Omar, porta-voz de Karzai, à imprensa. A IEC é a principal autoridade eleitoral do Afeganistão e responsável por decidir sobre as inúmeras denúncias de fraude na votação de 20 de agosto.
Na segunda-feira a Comissão de Reclamações Eleitorais (ECC) anunciou as conclusões das investigações sobre as denúncias de fraude e ordenou à IEC a anulação de muitos votos considerados fraudulentos.
Segundo resultados preliminares, Karzai, candidato à reeleição, obteve 54,6% dos votos. Mas se com as anulações ele ficar abaixo dos 50%, será obrigado a disputar o segundo turno contra seu principal rival, o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah.