O governo de fato de Honduras, liderado por Roberto Micheletti, restabeleceu nesta segunda-feira os direitos constitucionais dos cidadãos, para permitir sua plena participação na campanha eleitoral, revela o diário oficial La Gaceta.
"Com o propósito de contribuir para consolidar e fortalecer a democracia e garantir maior participação da população no processo eleitoral previsto para 29 de novembro deste ano, o governo derroga o decreto PCM-016-2009", que estabeleceu o Estado de sítio.
O regime de Roberto Micheletti, que assumiu o poder com o golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho passado, estabeleceu o estado de sítio em 27 de setembro, fechando no dia seguinte a Rádio Globo e o Canal 36, dois veículos críticos aos golpistas.
O Supremo Tribunal Eleitoral convocou eleições para 29 de novembro, mas a comunidade internacional adverte que não reconhecerá qualquer governo eleito sob o regime de fato.
Micheletti espera resolver o conflito político com as eleições de novembro, quando serão apontados o futuro presidente, 128 deputados, 20 representantes no Parlamento Centro-Americano e 298 prefeitos.
A Rádio Globo voltou ao ar hoje, mas o Canal 36 permanece fora do ar.