O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu neste sábado a criação de um Conselho de Defesa das nove nações que integram a Alba, "rumo a uma aliança militar", durante a VII Cúpula desse bloco regional.
"Como é que não nos atrevemos a criar uma aliança militar? Por quê? Que medo há? O que dirão? (É preciso estabelecer) uma aliança defensiva", disse Chávez aos delegados da Alba, na sessão do último dia de deliberações.
"Creio que somos obrigados a fazê-lo (..), pelas ameaças do império infiltrando forças militares, utilizando velhos contatos, reavivando o medo do comunismo, do marxismo-leninismo, tentando levar-nos de volta aos anos 1960" da Guerra Fria, afirmou.
Chávez admitiu que adotou a ideia do líder líbio Muammar Kadhafi, que na recente cúpula África-América no balneário venezuelano de Margarita "chegou com a proposta de criar uma Organização do Tratado do Atlântico Sul, e a Venezuela está de acordo".
"Mas se existe a Otan, por que não podemos criar uma aliança de defesa?, creio que deve ser uma questão a ser debatida neste conselho que estamos criando", declarou.
Chávez discordou do anfitrião, Evo Morales, ao dizer que o mandatário boliviano "propõe (um conselho) de soberania, (que deve ser) de defesa, porque não se trata apenas de revisar a doutrina".
Morales considerou que um mecanismo com essas características "deve ser profundamente planejado para garantir uma proposta que dignifique e estabeleça uma nova doutrina para os povos", concluiu Evo.