ULEE LHEUE - Um exercício regional de alerta e prevenção de tsunami foi executado nesta quarta-feira (14/10) nos países do Oceano Índico, com a simulação de um maremoto similar ao que matou mais de 200 mil pessoas em dezembro de 2004. O objetivo do exercício, organizado pela ONU, era verificar os sistemas de alerta e o nível de preparo dos países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e África.
O exercício, que teve a participação de 18 países, começou com um anúncio de terremoto de 9,2 graus e o risco de tsunami, emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, no Havaí.
Na província de Aceh, a área mais afetada pelo tsunami de 2004 com 168 mil mortos, centenas de habitantes, em particular crianças, se afastaram do litoral sob a vigilância das equipes de emergência. "Este tipo de exercício é muito útil, mas o barulho das sirenes e a multidão me deixaram em pânico. Me lembrou o tsunami de 2004", declarou Bachtiar, uma moradora da região.
No Sri Lanka, que teve 31 mil mortos em dezembro de 2004, quase 200 moradores das costas leste e sul simularam uma retirada depois de receber o alerta no telefone celular.
"O exercício durou quase três horas após a emissão do alerta e o resultado foi muito bom", afirmou Gamini Hettiarachchi, diretor dos serviços de gestão de catástrofes.