BURSA - O presidente armênio, Serzh Sarkisian, desembarcou nesta quarta-feira (14/10) em Bursa para uma visita histórica à Turquia, em uma nova etapa de reconciliação entre os dois países. Sarkisian foi recebido no aeroporto pelo ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu.
O presidente armênio e o colega turco Abdullah Gül devem se reunir pouco antes de um jantar e assistir juntos a partida entre os dois países, válida para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Em seguida será organizada uma recepção em um hotel.
A partida de futebol representa uma nova etapa na histórica reconciliação iniciada por Ancara e Yerevan, que discutem há quase um século a questão dos massacres de armênios sob o império otomano (1915-1917). A Armênia afirma que se trata de um "genocídio", palavra que a Turquia não aceita.
No sábado em Zurique (Suíça), os dois países assinaram acordos que devem levar ao estabelecimento de relações diplomáticas, à reabertura da fronteira comum e a uma série de medidas para fortalecer os laços bilaterais. Os acordos ainda precisam ser aprovados pelos respectivos Parlamentos.