CAIRO - O enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, fez um apelo neste domingo no Cairo por "atos" para que o processo de paz na região seja retomado.
"Todos os que acreditam realmente na paz devem assumir a responsabilidade de atos que permitam alcançar este objetivo", disse Mitchell, após uma reunião com o ministro egípcio das Relações Exteriores, Ahmed Abul Gheit.
Mitchell, que leu uma declaração, falou sobre a "vontade compartilhada" por Estados Unidos e Egito no sentido de conseguir "uma paz global, que só pode ser assegurada por uma solução que inclua dois Estados", um israelense e um palestino.
Além disso, informou ter tido uma reunião no sábado com o chefe dos serviços de inteligência egípcios, Omar Suleiman, envolvido no diálogo indireto entre Israel e o movimento radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e nos esforços destinados a uma aproximação entre Hamas e a Autoridade Palestina (AP).
Mitchell, que nos últimos meses fez várias viagens pela região, se reuniu na última sexta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino Mahmud Abbas, e reiteroi o apoio de Washington à coexistência de Israel e de um Estado palestino.
Na tarde deste domingo, Mitchell terá um novo encontro com Netanyahu.