TÓQUIO - Um forte tufão afetou o centro do Japão na manhã desta quinta-feira (8/10), deixando até o momento um balanço de dois mortos e pelo menos 50 feridos, provocando danos materiais e uma paralisia no sistema de transportes do país.
Com rajadas de vento de até 200 km/h, o tufão Melor atingiu o município de Aichi, na grande ilha de Honshu, provocando fortes chuvas. O fenômeno segue agora com destino ao nordeste da ilha. Canais de TV exibiram imagens de pontes desabadas, tetos derrubados e árvores no chão sobre as estradas e ferrovias.
Procedente do Oceano Pacífico, o tufão perdeu um pouco de força ao atingir terra firme, mas permanece muito perigoso, advertiu Takeo Tanaka, da Agência Meteorológica Japonesa. Mais de 300 voos, a maioria domésticos, foram cancelados, assim como dezenas de viagens de trem.
Mais de 50 mil casas estavam sem energia elétrica nos municípios de Mie, Gifu e na região de Tóquio. Melor, que significa jasmim em malaio, é o último de uma série de tufões devastadores a atingir a Ásia nas últimas semana.
No fim de setembro, o tufão Ketsana matou quase 300 personas nas Filipinas e mais de 150 no Vietnã, além de provocar vítimas no Laos e em Camboja.