Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA: condenado consegue adiamento após fracasso de sua execução

Uma corte federal de apelações conseguiu nesta segunda-feira o adiamento da pena de Lawrence Reynolds, após o fracasso de sua execução quinta-feira em Ohio (norte dos EUA), quando a equipe não encontrou uma veia para aplicar a injeção letal.

"O estado de Ohio teve sérias e preocupantes dificuldades para executar ao menos três homens, o mais recente foi Romell Broom", que voltou vivo para sua cela após duas horas de tentativas em 15 de setembro, disse a Corte de Apelações em sua decisão de segunda-feira, da qual a AFP obteve uma cópia.

O documento questiona se Ohio pode aplicar corretamente o novo protocolo para a injeção letal vigente desde maio de 2009 e lembra que o condenado sobrevivente, algo único em 60 anos nos EUA, apresentou uma demanda ante um tribunal de primeira instância. A audiência sobre esta ação está prevista para novembro.

"Dadas estas questões humanitárias e constitucionais fundamentais nos casos de pena de morte, estes problemas de protocolo merecem um exame mais profundo", explicou a corte, enviando o assunto de volta ao juiz de primeira instância.

Reynolds foi condenado à morte em 1994 por ter agredido e estrangulado uma mulher de 67 anos.