TEERÃ - A nova usina iraniana de enriquecimento de urânio será inspecionada em 25 de outubro, anunciou em Teerã o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, sem esconder as persistentes inquietações com as intenções de Teerã.
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que se reuniu neste domingo com ElBaradedi, afirmou que não existe mais nenhuma questão ambígua entre o Irã e a AIEA no que diz respeito ao desenvolvimento do programa nuclear do país.
"Graças a uma boa cooperação entre o Irã e a Agência, questões importantes foram solucionadas e não resta mais nenhuma questão ambígua entre o Irã e a agência", declarou Ahmadinejad.
Mas ElBaradei destacou à imprensa que persiste a preocupação com as intenções do Irã em termos de tecnologia nuclear. "O Irã domina a tecnologia de enriquecimento. O Irã domina o ciclo da produção de combustível, tem instalações de pesquisa e terá uma central nuclear. Mas persistem as dúvidas sobre as intenções do Irã e este é o motivo pelo qual prosseguem as inspeções", afirmou.
ElBaradei anunciou que inspetores da AIEA poderão visitar no dia 25 de outubro a nova central iraniana de enriquecimento de urânio, perto da cidade sagrada de Qom. A construção desta usina, revelada em 25 de setembro, provocou inquietação e críticas de muitos países ocidentais.