NUKUALOFA - Um terremoto de intensidade 6,3 aconteceu nesta sexta-feira (2/10) no Pacífico, em frente às ilhas Tonga e Samoa, dois dias depois do potente terremoto ocorrido na zona e de um tsunami que deixaram 150 mortos, segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS).
O Centro de Alerta contra os tsunamis no Pacífico, localizado no Hawai, não emitiu no entanto de imediato uma alerta de maremoto.
O epicentro do terremoto, ocorrido a somente 10km de profundidade, foi localizada a 242km em frente à ilha de Neiafu (arquipélago de Tonga) e 377 km da capital das Samoa americana, Pago Pago.
Um potente terremoto de intensidade 8, seguido de um tsunami que assolou o arquipélago das ilhas Samoa, nesta terça-feira, causou a morte de ao menos 148 pessoas, segundo o último balanço oficial.
Ondas de quase oito metros varreram o arquipélago composto pelo Estado Independente de Samoa e as Ilhas Samoa americanas. O arquipélago de Tonga, a quase mil milhas ao sul, também lamentou sete mortos.
O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou o estado de catástrofe nas Samoa americanas e prometeu uma ajuda rápida e agressiva.