Jornal Correio Braziliense

Mundo

OMS destaca progressos no acesso a tratamento contra Aids em países pobres

Mais de quatro milhões de pessoas com poucos recursos tiveram acesso aos tratamentos antirretrovirais contra a Aids em 2008, uma alta de mais de um milhão (35,69%) em um ano, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O acesso ao tratamento antirretroviral continua aumentando rapidamente", afirma a OMS no relatório anual sobre a situação da Aids no mundo.

No fim de 2008, 4,03 milhões de residentes pobres tomavam medicamentos antirretrovirais. Doze meses antes o número era de 2,97 milhões.

"Os progressos mais notáveis foram registrados na África subsaariana, onde são registrados dois terços das infecçõe de HIV do mundo", precisa o informe.

Segundo a OMS, 2,9 milhões de pacientes recebem tratamento na África subsaariana, contra 2,1 milhões em 2007, uma alta de 39%.

O aumento do número de pessoas que recebem remédios contra a Aids foi de 14% na América Latina e Caribe, 35% na Ásia do leste, sul e sudeste, de 57% na Europa e Ásia central e de 43% na África do Norte e Oriente Médio.

Apesar dos progressos, quase cinco milhões de pessoas que precisam dos medicamentos não recebem tratamento, em parte pela falta de informações.