Um tsunami que atingiu o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, nesta terça-feira (29/9) pode ter matado até cem pessoas e ferido muitas outras, informou o departamento responsável por desastres de Samoa. As ondas atingiram também a vizinha Samoa Americana, um território americano onde pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas, segundo as autoridades.
[SAIBAMAIS]O chefe-executivo-assistente do serviço de assistência de Samoa, Ausegalia Mulipola, disse que equipes de resgate ainda procuravam vítimas do tsunami. Há registro de que alguns vilarejos no sudeste do país foram destruídos.
Uma série de grandes ondas atingiu o arquipélago de Samoa cerca de 25 minutos depois depois que um terremoto com magnitude entre 8,0 e 8,3 atingiu o oceano Pacífico, às 6h48 desta terça-feira (14h48 em Brasília), a 32 km de profundidade e a 190 km da Samoa Americana e 200 km de Samoa.
Moradores em Samoa e Samoa Americana relataram ter sido acordados pelo terremoto, que durou de dois a três minutos. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta geral de Samoa Americana à Nova Zelândia, e Tonga sofreu alguns danos na costa, com ondas de até quatro metros. O alerta já foi cancelado.
Carros e pessoas foram arrastados para o mar pelas ondas, enquanto sobreviventes fugiram para os terrenos elevados, onde permaneciam horas depois. Com o trabalho dificultado por falta de energia elétrica e comunicações, as autoridades se esforçam para avaliar os danos.
Mase Akapo, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Samoa Americana, disse que pelo menos 14 pessoas tinham morrido, em quatro diferentes aldeias da ilha principal de Tutuila, enquanto a agência de notícias Associated Press contou cerca de 20 mortos em Samoa. O primeiro tremor foi seguido por três réplicas de pelo menos 5,6 de magnitude.