Jornal Correio Braziliense

Mundo

Maremoto deixa 36 mortos e dezenas de desaparecidos em Samoa

Um maremoto devastou na manhã desta terça-feira o arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, deixando ao menos 36 mortos, dezenas de desaparecidos e milhares de desabrigados, segundo fontes oficiais.

Na Samoa americana há 22 mortos e na vizinha Samoa, 14, além de um grande número de desaparecidos, informaram as autoridades.

[SAIBAMAIS]"Temos 22 mortos, mas este número deve aumentar sensivelmente", disse à AFP Michael Sala, diretor de segurança da Samoa americana.

O arquipélago é composto pelo estado independente de Samoa, que tem 217 mil habitantes, e pela Samoa americana, com população de 65 mil pessoas e sob a administração dos Estados Unidos.

A região foi varrida por uma onda de quase 9 metros, em certas zonas, causada por um terremoto de 8 graus de magnitude, que ocorreu às 06H48 (14h48 Brasília), com epicentro situado 200 km a sudoeste de Ápia, capital de Samoa, segundo o Instituto Geofísico americano (USGS).

A rádio KSBS-FM informou que há mortos nas regiões de Poloa, Asili, Pago Pago e Leone, na Samoa Americana.

O presidente americano, Barack Obama, declarou o território americano no arquipélago "zona de catástrofe", e "ordenou a liberação da ajuda federal para apoiar os esforços locais e territoriais...", informou a Casa Branca.

O delegado de Samoa no Congresso em Washington, Eni Faleomavaega, disse à AFP que o tsunami "causou graves danos nas casas, há veículos flutuando por todos os lados" e o número de desabrigados chega a milhares.

Uma rádio da Nova Zelândia revelou que várias aldeias foram totalmente destruídas pelo tsumani e que muitas pessoas permanecem desaparecidas.

David Dolphin, diplomata neozelandês em Ápia, confirmou que há dezenas de desaparecidos no arquipélago.

A agência federal americana que administra os parques nacionais (US National Park Service, NPS) informou que suas instalações em Pago Pago, capital da ilha de Tutuila, foram totalmente destruídas.

"Nosso pessoal disse que cinco ondas atingiram o centro de recepção e informação no parque de Pago Pago", revelou o porta-voz da NPS Holly Bundock, citando o responsável local Mike Reynolds.

"Os escritórios do parque e o centro de recepção e informação foram destruídos" pelo tsunami, cuja maior onda atingiu cerca de 9 metros.

Segundo diversas testemunhas, a parte sul de Samoa foi atingida por ondas de até oito metros.

A Agência Americana de Gestão de Crises (Fema) informou ter enviado duas equipes ao território americano em Samoa.

"Trabalhando em colaboração com a Guarda Costeira americana, a Fema enviou uma equipe de assistência e outra de planejamento (...) para dar apoio e assessoramento", revelou o diretor do órgão federal, Craig Fugate.

Um alerta de tsunami foi emitido para uma ampla faixa do Pacífico, inclusive o Japão, que pode ser atingido por uma pequena vaga, inferior a meio metro.