Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã anuncia sucesso de testes com mísseis de longa distância

Em um momento de intensa pressão do Ocidente a respeito de seu programa nuclear, o Irã anunciou ontem que a Guarda Revolucionária, elite do Exército iraniano, realizou "com sucesso" testes com mísseis de longa distância das classes Sejil-2 e Shahab-3, com alcance de até 2 mil quilômetros, podendo atingir Israel e bases americanas no Oriente Médio. A salva de ontem completou os dois dias de testes de mísseis do exercício militar batizado de "O grande profeta IV", iniciado no domingo, com lançamentos de projéteis de curto e médio alcance. O Sejil-2 é um dos foguetes de duas fases mais modernos do Irã e é alimentado inteiramente por combustível sólido, o que aumenta a precisão para localizar e atingir o alvo.

Não foi preciso interpretar o significado dos testes. O chefe das Forças Armadas da Guarda, general Hosein Salami, foi bastante claro. "A mensagem do exercício para alguns países arrogantes que pretendem intimidar é que nós somos capazes de dar rapidamente a devida ; e forte ; resposta à sua hostilidade", avisou, citado pela emissora estatal em língua inglesa TV Press. "Responderemos à qualquer ação militar de maneira esmagadora e não faz diferença de qual país ou regime partiu o ataque", ameaçou Salami.

As manobras do programa de mísseis aconteceram poucos dias após a descoberta da construção secreta de uma usina de enriquecimento de urânio no Irã e das advertências dos Estados Unidos e aliados para que o país abra as portas para a inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ou se prepare para sanções mais severas. As potências ocidentais acreditam que o argumento de produção de energia nuclear para fins civis é na verdade um disfarce para a fabricação de armas de destruição em massa.

A revelação redobrou a importância da reunião de quinta-feira em Genebra, na Suíça, na qual os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia mais a Alemanha, o chamado "5 1", tentarão persuardir a República Islâmica a abandonar seu programa nuclear.

As reações aos testes assumiram tons múltiplos. A fala do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Javier Solana, refletiu a apreensão de seu bloco. "Tudo que é feito neste contexto é uma preocupação", declarou. Solana ainda pediu que a questão da usina nuclear seja "imediatamente" resolvida com a AIEA. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank Steinmeier, afirmou que "às vésperas das negociações [em Genebra], este não é um sinal que inspira confiança". Em entrevista ao canal Sky News, o chanceler britânico, David Miliband, repreendeu os testes, mas ressaltou a importância de não perder o foco na "grande questão" desta semana, que consiste em saber "como o Irã se comportará na reunião com a comunidade internacional na quinta-feira". Por outro lado, a Rússia pediu moderação. "Não se deve deixar levar pelas emoções, é preciso tentar manter a calma e lançar um processo de negociação eficaz", declarou à agência France Press uma fonte da chancelaria russa que pediu anonimato.

Na semana passada, Israel, única potência nuclear do Oriente Médio, afirmou que não descarta a opção de um ataque áereo caso ao Irã. Ontem, o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, reiterou as ameaças de retaliação caso o "regime Sionista", termo usado para se referir à Israel, lance ofensivas contra seu país. "Se isso [um ataque israelense] acontecer, o que logicamente não prevemos, seu resultado último seria o último suspiro do regime Sionista".

Confira a lista do arsenal iraniano de mísseis.

ARSENAL DIVERSIFICADO

As Forças Armadas iranianas possuem vários mísseis de curto, médio e longo alcance, capazes de atingir Israel e até as bases militares americanas na região

SHAHAB-3

O míssil Shahab-3, que tem um alcance de 2 mil km e pode atingir o território israelense, que fica a mil quilômetros. É o mais importante do Exército do Irã. Tem as seguintes variações: Ghadr-1, com alcance de 1.800 km, e Ashura, capaz de atingir alvos a 2 mil km

SHAHAB-1 e SHAHAB-2

O Shahab-1 tem um alcance de 300 km, e o Shahab-2 de 500 km. São derivados do Scud

ZELZAL

Possui alcance máximo de 400km

FATEH 110

Possui alcance máximo de 200km

NAZEAT

Pode destruir alvos a 100km de distância

FAJR

Segundo fontes ocidentais, o Irã entregou muitos mísseis Fajr-3 (alcance de 45 km) e Fajr-5 (alcance de 75 km) aos xiitas radicais libaneses do Hezbollah

OGHAB

Alcance de 45 km