Washington - Os Estados Unidos, que presidem o Conselho de Segurança este mês, estão dispostos a trabalhar sobre a proposta do Brasil de incluir a crise de Honduras na pauta da instituição, informou nesta quarta-feira o porta-voz do departamento de Estado, Ian Kelly. "Exercemos a presidência do Conselho este mês, e estamos trabalhando sobre este pedido", declarou Kelly em entrevista coletiva.
[SAIBAMAIS]O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formulou a sugestão nesta quarta-feira em discurso na Assembleia Geral da ONU, onde foi o primeiro orador."A comunidade internacional deve ficar em alerta para garantir a inviolabilidade da missão diplomático do Brasil na capital de Honduras", acrescentou o dirigente brasileiro.
"Continuamos trabalhando com nossos parceiros das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover o diálogo e abaixar a tensão", explicou o porta-voz.
Os Estados Unidos contribuíram para o restabelecimento de água e luz na embaixada brasileira de Tegucigalpa, onde está refugiado o presidente deposto Manuel Zelaya, e disponibilizou veículos para retirar as pessoas, lembrou Kelly.
Zelaya, expulso do poder em junho passado, está na embaixada brasileira desde segunda-feira.