Paris ; O suposto autor de cartas ameaçadoras enviadas a políticos franceses - entre eles o presidente, Nicolas Sarkozy - acompanhadas por balas, foi detido neste domingo em uma cidade do sul da França. As cartas eram assinadas por "célula 34".
O homem, identificado apenas como Thierry J., de 51 anos, está desempregado e faz parte de um clube local de tiro. Ele foi preso em sua casa, em Herepian (sul), depois que a polícia comparou amostras de seu DNA ao DNA coletado nas cartas pela polícia científica.
O suspeito havia sido interrogado na semana passada pela polícia na condição de testemunha, quando teve uma amostra de DNA recolhida, informou à AFP uma fonte judicial.
De acordo com o prefeito de Herepian, Pierre Bernard, Thierry vivia "há 15 anos com sua esposa" em um albergue social e é "um homem frágil que não trabalha". Documentos encontrados em sua casa levam a crer que fazia parte da chamada "célula 34".
As autoridades tentavam descobrir há meses a identidade do autor das cartas. Desde 2008, cerca de 30 delas foram enviadas a ministros e políticos da direita francesa, entre eles o presidente Sarkozy.