Jornal Correio Braziliense

Mundo

Entrevista - Nader Entessar: 'Tensão entre Irã e Israel já é muito grande'

O analista político iraniano Nader Entessar (foto), diretor do Departamento de Ciência Política da University of South Alabama (Estados Unidos), acredita que as relações entre Irã e Israel atingiram um nível "muito alto" de tensão. Em entrevista ao Correio, por e-mail, ele analisou o discurso do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que voltou a negar a existência do Holocausto.

De acordo com Ahmadinejad, a existência do regime sionista é um insulto à dignidade humana e seu pretexto é falso. Como o senhor vê essa declaração?
Ahmadinejad tem feito vários discursos que reiteram as mesmas coisas. Ele tem tentado separar o status do estado de Israel (que vê como ilegítimo) do status dos judeus. Na mente do presidente iraniano, o Holocausto foi algo que os "sionistas" criaram para justificar a criação do Estado de Israel e o êxodo dos palestinos árabes, expulsos pelos europeus judeus . Ele tem repetido esse tema incessantemente. Sob o ponto de vista de Ahmadinejad, o sionismo "corrompeu" o judaísmo.

Muitos iranianos saíram às ruas aos gritos de "Morte ao ditador". O senhor acredita que Teerã poderá ver uma intensificação da repressão nos próximos meses?
As demonstrações do Dia de Jerusalém no Irã foram diferentes dos anos anteriores por causa de um grande número de iranianos decididos a ampliar o foco do evento, ao incluirem o tema da repressão no Irã. Apesar de alertas severos das autoridades, as manifestações se seguiram e os iranianos entoaram slogans contra a ditadura -- em oposição a Ahmadinejad e ao aiatolá Ali Khamenei. Ainda que muitas pessoas estivessem fora da cidade, os protestos foram intensos, talvez os maiores desde a metade de junho. Isso indica que, apesar das medidas repressivas levadas a cabo pelo governo de Ahmadinejad, a "onda verde" ainda é vibrante e não desistiu.
[SAIBAMAIS]
À medida que Ahmadinejad aumenta sua retórica contra Israel, podemos esperar mais tensões entre Irã e Israel?
Eu creio que a tensão entre Irã e Israel já está em um ponto muito alto. Nos dias que antecedem a viagem de Ahmadinejad a Nova York para discursar durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, nós veremos a intensificação da retórica de ambos os governos. O curso do encontro entre representantes de Irã, Estados Unidos, Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido, nos próximos dias, vai determinar o futuro da intensidade dos confrontos entre iranianos e israelenses.