Uma nova gravação de áudio do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, apresentada como uma "declaração ao povo americano", foi divulgada pela rede islamita, anunciou na noite deste domingo (13/9) o centro americano de investigação sobre o terrorismo Intel Center.
O site As-Sahab, órgão de comunicação da Al-Qaeda, divulgou um vídeo, com uma imagem fixa de Osama bin Laden e uma declaração em áudio, indicou o Intel Center, acrescentando que ainda não há nenhuma legenda ou transcrição disponível do texto.
Esta mensagem foi divulgada dois dias após o 8; aniversário dos atentados de 11 de Setembro, assumidos pela Al-Qaeda e que mataram quase 3.000 pessoas.
"O vídeo mostra uma imagem de Bin Laden, enquanto o áudio corre. Não há imagem de vídeo de Bin Laden ou qualquer outra coisa, apenas desenhos em volta da foto", indicou o Intel Center.
O Centro apresentou a gravação como uma "declaração ao povo americano" e indicou que Bin Laden tem costume de fazer estas declarações todo ano em setembro ou outubro.
A última gravação de áudio de Bin Laden foi divulgada em 3 de junho passado. Na ocasião, ele rejeitou a abertura do presidente americano, Barack Obama, ao mundo muçulmano.
Ataque aéreo
Um bombardeio de um avião americano sem piloto matou quatro militantes nesta segunda-feira (hora local) em um remoto povoado tribal do Paquistão, fronteira com o Afeganistão, disseram autoridades.
Anteriormente, a informação era de que o ataque havia sido em território afegão. O míssil estava dirigido contra um veículo miliciano na localidade de Toori Jel, na região de Waziristan do Norte, destacaram. "Quatro militantes morreram", indicou um porta-voz do Governo loca, pedindo anonimato.