O líder cubano, Fidel Castro, goza de um "excelente" estado de saúde e está muito animado, revelou nesta quinta-feira o presidente da Assembleia Geral da ONU, o nicaraguense Miguel D;Escoto, após se encontrar com o "Comandante".
"Foi um presente de Deus. Tivemos um lindo encontro, como sempre, e ele está cada vez melhor, em excelente estado de saúde, excelente estado espiritual e muito animado", disse D;Escoto, após ser condecorado no Palácio da Revolução.
O padre e ex-chanceler do governo sandinista disse à imprensa que conversou com Fidel na quarta, sobre diversos temas da atualidade internacional.
"Acredito que Deus escutou as orações de todos os revolucionários do mundo e ainda teremos Fidel por muito tempo", salientou D;Escoto, que conversou com o "Comandante" durante três horas.
Há uma semana, Fidel conversou por telefone "ao vivo" com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para manifestar sua satisfação pela graduação de 44 médicos nicaraguenses que estudaram em Cuba.
Fidel, 83 anos, falou com clareza e segurança na mensagem transmitida pelo "viva voz" do telefone de Ortega.
Foi a primeira vez que Fidel falou diretamente ao público desde 14 de outubro de 2007, quando ainda convalescente, telefonou para o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
No dia 26 de agosto, a TV estatal de Cuba divulgou um vídeo de 24 minutos mostrando Fidel bem animado, em conversa com dez jovens venezuelanos que o visitaram.
Fidel Castro recebeu os jovens advogados venezuelanos em sua residência de pé, com clara disposição, vestido com um agasalho esportivo azul, camisa branca e tênis.
Após governar Cuba durante mais de 47 anos, Fidel Castro deixou o poder em julho de 2006, entregando a direção da Ilha a seu irmão Raúl, devido a um grave problema no aparelho digestivo. Em fevereiro de 2008, renunciou formalmente à presidência.