Jornal Correio Braziliense

Mundo

Após vitória da oposição, Bolsa de Tóquio atinge o nível mais alto do ano

Tóquio ; O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio ganhou 2,21% durante a sessão desta segunda-feira, registrando o nível mais alto do ano depois da esmagadora vitória da oposição centrista nas eleições legislativas de domingo no Japão.
No mercado de câmbio, o iene subia em relação ao dólar: a moeda norte-americana estava cotada a 93,34 ienes, contra 93,59 na noite de sexta-feira.[SAIBAMAIS]
O Partido Democrata do Japão (PDJ), a principal força da oposição, conquistou no domingo a maioria absoluta na Câmara de Deputados, pondo fim a 54 anos de hegemonia conservadora na vida política do arquipélago.
Segundo as projeções da imprensa, o PDJ obteve mais de 300 cadeiras das 480 em disputa, contra apenas 100 obtidas pelo Partido Liberal Democrata (PLD), o partido de direita do atual primeiro-ministro Taro Aso. Os resultados oficiais serão anunciados nesta segunda-feira.

Carta branca

Maioria nas duas câmaras do parlamento, o PDJ terá carta branca para aplicar seu amplo programa social, que inclui concessão de subsídios às famílias, ajudas aos mais pobres e redução dos impostos para as pequenas empresas. O objetivo é incentivar a retomada do consumo e corrigir o declínio demográfico.
Essa mudança histórica marca o fim de dois anos de quase paralisia da vida institucional no Japão. Ao perder o controle do Senado em agosto de 2007 para o PDJ e seus aliados, o PLD passou a ter grandes dificuldades para governar como queria. Suas propostas, na maior parte das vezes, eram obstruídas na Câmara Alta, necessitando de longas negociações para serem aprovadas.