Um soldado americano da força da Otan no Afeganistão foi abatido nesta quinta-feira no sul do país, quando a patrulha em que estava foi vítima de um ataque insurgente, anunciou a Aliança Atlântica em comunicado.
Segundo a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da Otan no Afeganistão, "a patrulha foi atingida pela explosão de bomba artesanal tendo sido, depois, atacada por insurgentes com armas leves. A patrulha respondeu ao ataque, mas um soldado não resistiu aos ferimentos".
Com esta vítima, somam 67 os soldados estrangeiros mortos no Afeganistão em agosto. O mês de julho registrou um recorde de baixas de militares de vários países, com 76 mortos, desde que uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos expulsou os talibãs do poder em 2001.
O ano de 2009 é considerado o mais mortífero para os soldados estrangeiros no país, com 299 baixas até agora, contra 294 em todo 2008.
As mortes se multiplicaram entre as tropas estrangeiras na medida em que eram reforçadas as operações em zonas instáveis, sobretudo no sul, semanas antes da celebração das eleições presidenciais e regionais de 20 de agosto.
Os talibãs, no poder desde setembro de 1996 até novembro de 2001, não deixaram de atacar nos últimos dois anos, principalmente nos últimos meses, o que obrigou o presidente americano Barack Obama a enviar reforços.
Cerca de 100.000 soldados estrangeiros estão mobilizados no Afeganistão.