O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (27) que irá à reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para fazer uma apresentação sobre o acordo de transferência de tecnologia militar entre o Brasil e a França, firmado em dezembro do ano passado. Pelo acordo, o Brasil vai construir cinco submarinos, entre eles um nuclear. A reunião começa amanhã (28) em Bariloche, na Argentina.
Perguntado sobre a possibilidade de o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, questionar o Brasil sobre o acordo com a França na reunião da Unasul, levantada pela imprensa nos últimos dias, Jobim disse que era a primeira vez que ouvia falar do assunto.
%u201CEssa é a primeira vez que ouço esse assunto. Eu estive na Colômbia e retornei ontem [26]. Na terça-feira [25], eu estive com o ministro da Defesa colombiano e não se tocou nesse assunto%u201D, afirmou Jobim, após participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado..
A reunião da Unasul foi convocada para discutir a instalação de sete bases militares dos Estados Unidos na Colômbia, que, segundo o governo de Uribe, servirão para ajudar no combate ao narcotráfico na região. Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse que essas bases poderão trazer para a região %u201Cproblemas que não são da região%u201D.