O Channel 4 da TV britânica divulgou nesta terça-feira um vídeo onde supostos militares do Sri Lanka executam membros da minoria tâmil, mas as autoridades em Colombo desmentiram o envolvimento do Exército.
No vídeo exibido pelo canal britânico, um homem com uniforme militar executa com um tiro na nuca um homem nu, com as mãos amarradas e os olhos vendados, ao lado de vários corpos. Um segundo homem é morto em circunstâncias similares no final da gravação.
O Channel 4 admitiu que não pôde verificar a autenticidade do vídeo, enviado por uma grupo chamado Jornalistas pela Democracia no Sri Lanka, que afirma que a cena foi gravada por um celular de outro soldado.
A Alta Comissão do Sri Lanka em Londres desmentiu o envolvimento dos militares em atrocidades contra a minoria tâmil e garantiu que seus soldados só participaram da ofensiva contra os rebeldes dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE).
A ONU estima que a ofensiva do Exército contra os rebeldes tâmeis, concluída em maio passado, deixou entre 80 mil e 100 mil mortos.