O presidente venezuelano viajará para Trípoli no próximo dia 1o. de setembro para participar na reunião de cúpula extraordinária da União Africana e para comemorar os 40 anos da chegada ao poder do líder líbio Muammar Khadafi.
"Fui convidado para a Cúpula Africana na Líbia. Vão todos os presidentes para uma reunião extraordinária para comemorar o 40º aniversário da revolução líbia. Com quarenta anos de Khadafi à frente dela", declarou Chávez em um ato público.
Segundo o presidente venezuelano, desde 1969 Khadafi é atacado "pelo império americano por não querer se subordinar a ele".
"Os ianques quiseram matá-lo várias vezes", assegurou.
Chavéz também disse que Caracas será sede de uma cúpula de presidentes da África e América do Sul provavelmente no final de setembro, mas a data ainda vai ser confirmada.
Chávez também deve viajar à Rússia, Belarrus e Irã.
A cúpula extraordinária da União Africana (UA), presidida pela Líbia, será realizada em 31 de agosto e terá como temas centrais os conflitos em Darfur e Somália. Um dia depois, vão comemorar os 40 anos de Khadafi no poder com um desfile militar.