NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou o povo afegão pelas eleições realizadas nesta quinta-feira no país apesar do clima de insegurança.
[SAIBAMAIS]"Ao exercer seu direito constitucional ao voto, o povo afegão demonstrou de novo seu desejo pela estabilidade e o desenvolvimento de seu país", afirmou o chefe da ONU em um comunicado, no qual também elogia a Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão e os colaboradores internacionais que organizaram a votação.
O representante especial das Nações Unidas no Afeganistão, Kai Eide, por sua vez, classificou as eleições afegãs de êxito nacional pelo fato de a violência ter sido menor do que se esperava. "Organizar eleições em uma situação assim é um desafio tremendo que jamais vi em minha vida", afirmou.
Para o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, as eleições afegãs foram um êxito do ponto de vista da segurança. "Em seu conjunto, as eleições transcorreram eficazmente", afirmou Rasmussen no site da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).