BOGOTÁ - O Congresso colombiano aprovou na noite de quarta-feira (19/8), em penúltimo debate, a convocação de um referendo que permitiria ao presidente Alvaro Uribe modificar a Constituição do país para concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
Após um debate de mais de seis horas, Congresso aprovou por 52 votos a favor e dois contrários a convocação do referendo da reeleição, que pode ser aplicado já na votação de 2010, ano em que acaba o segundo mandato de Uribe.
A iniciativa seguirá agora para a Câmara de Representantes. O ministro do Interior, Fabio Valencia, se declarou confiante em mais uma aprovação. "Muito obrigado, em nome de todos aqueles colombianos que acreditam que a política de segurança democrática devolveu a esperança ao país, devolveu a confiança", afirmou Valencia ao fim da votação.
Uribe, que chegou ao poder em 2002, modificou a Constituição para poder concorrer a um segundo mandato em 2006, que conseguiu com uma grande vitória nas urnas. O presidente tem índice de popularidade de 68%, segundo uma pesquisa do instituto Gallup.