A polícia deteve nesta quarta-feira dois homens ligados ao maior roubo de jóias da história da Grã-Bretanha, realizado no dia 6 de agosto em uma joalheria de Londres, anunciou um porta-voz da Scotland Yard.
Os dois homens foram detidos hoje, informou a polícia, que não deu mais detalhes por "razões operacionais".
Na sexta-feira passada, a Scotland Yard ofereceu uma recompensa de um milhão de libras (1,65 milhão de dólares) por "qualquer informação que leve à identificação e à prisão" dos autores do assalto, que rendeu mais de 65 milhões de dólares.
Segundo a polícia, a recompensa é financiada pelas seguradoras da joalheria, situada no elegante bairro de Mayfair.
Os criminosos entraram na joalheria Graff, na New Bond Street, elegantemente vestidos, e armados. Depois de ameaçar os funcionários, fugiram com 43 anéis, pulseiras, colares e relógios, em plena luz do dia.
Ao fugirem, os ladrões levaram como refém uma das funcionárias da loja e chegaram a disparar um tiro do lado de fora, sem ferir ninguém. A mulher foi libertada pouco depois.
A Graff, que tem entre seus clientes Paris Hilton, Victoria Beckham e Naomi Campbell, é conhecida por seus diamantes e era detentora do recorde de maior roubo de jóias do país (23 milhões de libras em 2003), quebrado com o crime do dia 6 de agosto.
No dia 10 de agosto, a polícia deteve um homem de 50 anos supostamente ligado ao assalto, mas o suspeito foi solto, sob fiança.