BAGDÁ - Pelo menos 75 pessoas morreram e 310 ficaram feridas nesta quarta-feira (19/8) em uma onda de atentados em Bagdá, incluindo dois provocados por caminhões-bomba, anunciaram os ministérios do Interior e da Defesa.
Os atentados aconteceram no sexto aniversário do ataque com um caminhão-bomba contra o prédio da ONU em Bagdá, que matou o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Um dos caminhões explodiu do lado de fora do ministério das Finanças, no bairro de Waziriyah, zona norte da capital. A bomba destruiu parte de uma ponte perto do ministério e deixou mais de 200 feridos, segundo fontes médicas.
Outra explosão foi registrada nas proximidades do ministério das Relações Exteriores, em uma área residencial próxima da Zona Verde. Um carro-bomba também explodiu no bairro de Baya, zona oeste da capital.
Mais cedo, dois obuses de morteiro caíram na Zona Verde e outro do lado de fora desta área ultraprotegida, onde se encontram vários ministérios e embaixadas, entre elas a dos Estados Unidos.