MIAMI - A tempestade tropical Ana se dirigia neste domingo (16/8) rumo às Antilhas, seguida pela tempestade Bill mais a leste no Atlântico, enquanto uma terceira, batizada Claudette se aproximava da Flórida (sudeste), indicou neste domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC).
[SAIBAMAIS]Estas são as primeiras tempestades tropicais da temporada de furacões no Atlântico, segundo o centro com sede em Miami (Flórida), que prevê que "Bill deve se intensificar nas próximas 48 horas e pode se transformar em um furacão segunda-feira". Às 15h GMT, esta tempestade tropical ainda estava longe das terras, a aproximadamente 2.500 km a leste da Antilhas. Bill se dirigia rumo ao noroeste a 26 km/h, com ventos soprando a 95 km/h.
Às 18h GMT, Ana estava a aproximadamente 385km a leste da República Dominicana e avançava rumo a oeste a 40 km/h. A tempestade, com ventos a 65 km/h, não deve se reforçar nos próximos dias e deve chegar às Pequenas Antilhas daqui à segunda-feira pela manhã, destacou o NHC.
Uma aviso de vigilância para tempestade tropical está em vigor nas Pequenas Antilhas, assim como em Porto Rico e na República Dominicana, acrescentou o centro.
Uma outra tempestade tropical, Claudette, se formou perto das costas da Flórida, anunciou o NHC. Às 18h GMT, ela estava no Golfo do México a aproximadamente 65km da costa, segundo o NHC, acrescentando que um aviso de vigilância para tempestade tropical foi emitido para o Alabama (Sul) e a Flórida. Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando a força de seus ventos atingiu ao menos 119 km/h.