Bombas deixadas em sacolas plásticas perto de um restaurante, em um mercado numa área xiita na capital do Iraque, mataram hoje neste domingo (16/8) menos oito pessoas e deixaram 19 civis feridos, informaram funcionários do país. As sacolas com os explosivos foram deixadas próximas a uma pilha de lixo ao lado da lanchonete e foram detonadas pouco antes das 20 horas locais, quando o mercado estava repleto de pessoas que aproveitavam o começo da noite de verão.
A violência no Iraque tem sofrido uma escalada após a retirada das tropas norte-americanas das cidades em 30 de junho. A tensão política também cresce após terem sido marcadas eleições nacionais para janeiro do ano que vem. A comunidade islâmica xiita tem sido alvo de vários atentados a bomba nas últimas semanas.
Várias lojas vizinhas à lanchonete foram danificadas, informaram a polícia e funcionários de hospitais. Com medo da violência sectária, o governo iraquiano informou que adiou por prazo indefinido a realização de um censo nacional, após ter sido alertado de que o trabalho poderá aumentar a tensão étnica e política. O censo estava marcado para o dia 24 de outubro.