Um violento terremoto sacudiu nesta terça-feira o centro do Japão, provocando um alerta de tsunami, anunciou o Instituto Geológico Americano (USGS).
O epicentro do tremor, que ocorreu às 05H07 (17H07 de Brasília desta segunda-feira), foi localizado a apenas 20 km de profundidade no Oceano Pacífico, ao largo da costa de Shizuoka (a sudoeste de Tóquio), segundo a Agência Sismológica Japonesa, que estimou a magnitude do tremor em 6,6 graus.
De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu a uma profundidade de 26,8 km e o epicentro se localizou a 30 km da costa.
O tremor foi sentido na capital, provocando abalos em edifícios durante alguns segundos.
Um alerta de tsunami foi dado pela Agência Sismológica do Japão, que informou ainda que o nível do mar diminuirá em cerca de 60 cm no porto de Yaizu, sugerindo a formação de fortes ondas que poderão atingir o litoral em breve.
Dois reatores na central nuclear de Hamaoka, localizada na região, tiveram seu funcionamento interrompido, informou a companhia operadora, Chubu Electric Power.
"Não foram encontradas anomalias na usina", disse um funcionário.
Na cidade de Shizuoka, capital da província de mesmo nome (centro), o terremoto durou mais de um minuto, de acordo com as imagens difundidas pela televisão pública NHK.
A TV mostrou uma loja na cidade onde as mercadorias foram derrubadas das prateleiras. Um funcionário na vizinha Izu disse a NHK que os prejuízos ainda não foram calculados.
"Foi o tremor mais violento que eu senti", disse Atsushi Imai. "Os objetos caíram das prateleiras, mas eu ainda não vi sinais de danos até agora."