O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira (5/8) a seu homólogo americano, Barack Obama, a saída das tropas dos Estados Unidos na Colômbia e a promoção de uma "missão de paz" visando o fim das operações da guerrilha das Farc.
[SAIBAMAIS]"Queremos ajudar a encontrar o caminho da paz na Colômbia e aí está minha decepção com Obama, porque em vez de enviar mais soldados, mais munição, mais dólares (para combater a guerrilha), deveria retirar" suas tropas, disse Chávez em entrevista coletiva.
O presidente venezuelano lembrou que no encontro que manteve em abril com Obama, em Trinidad e Tobago, durante a Cúpula das Américas, lhe disse que os "Estados Unidos podem liderar a missão de paz na Colômbia".
"Isto não tem solução militar (...) é preciso buscar uma solução política, negociada, é isto que queremos (...) mas o Obama de Trinidad está desaparecendo na fumaça", lamentou Chávez.
Para o líder venezuelano, "a política de agressões (do governo Obama) na América Latina é a mesma" de seu antecessor, George W. Bush.
Washington e Bogotá discutem atualmente um acordo para que militares americanos utilizem ao menos sete bases colombianas para combater o narcotráfico e o terrorismo.