WASHINGTON - A secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou nesta segunda-feira (3/8) que as expulsões de famílias palestinas por parte de autoridades israelenses, em Jerusalém Oriental, eram "profundamente lamentáveis".
"Eu já disse que a expulsão de famílias e a demolição de casas no leste de Jerusalém não estavam de acordo com as obrigações de Israel", disse Hillary durante entrevista à imprensa ao lado do ministro jordaniano Nasser Judeh.
Israel prosseguiu a colonização expulsando domingo palestinos de duas casas, para permitir a instalação, no local, de famílias israelenses. O governo americano exige um congelamento total da colonização na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, como condição para a retomada do processo de paz.
Hillary Clinton também pediu a Teerã notícias de três americanos detidos presumivelmente por autoridades iranianas que, por sua vez, deveriam permitir a volta o mais rapidamente possível.
Uma televisão pública iraniana confirmou sábado a detenção de três americanos nos Irã, afirmando que eles teriam se "infiltrado" no país a partir do Iraque. Um outro canal da República Islâmica os qualificou de "militares".