Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos 18 mortos em ataques no Afeganistão

CABUL - Dezesseis rebeldes e dois soldados afegãos morreram em dois incidentes separados sábado no leste do Afeganistão, anunciou neste domingo o Ministério da Defesa afegão.

A artilharia afegã disparou contra posições inimigas no distrito de Bargi Matal, na província do Nuristão, uma região montanhosa que fica na fronteira com o Paquistão, segundo a mesma fonte.

"O inimigo atirou vários foguetes contra um posto militar. Os soldados revidaram e mataram 16 combatentes inimigos", informou o ministério em comunicado.

Além disso, dois soldados afegãos morreram e outros três ficaram feridos quando veículo onde estavam passou em cima de uma mina na província de Paktika, na fronteira com o Paquistão.

Quatro soldados italianos foram feridos na explosão de uma bomba colocada à beira de uma estrada na província de Herat, no oeste do país, anunciaram a polícia e um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan).

A menos de um mês das eleições presidenciais e legislativas de 20 de agosto, a violência vai crescendo assustadoramente no Afeganistão, atingindo níveis sem precedentes desde que os talibãs foram expulsos do poder, no fim de 2001, por uma coalizão internacional comandada pelos Estados Unidos.