O ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, viajará na próxima semana à Venezuela e ao Brasil com uma importante delegação de empresários para promover os negócios espanhóis e reforçar as relações bilaterais.
Moratinos se reunirá na próxima terça-feira com o presidente venezuelano Hugo Chávez, informaram fontes diplomáticas espanholas.
O chanceler viajará com dirigentes das principais empresas espanholas, como Repsol, Santander, BBVA e Isolux.
"A Espanha é um dos maiores investidores estrangeiros na Venezuela, um país que tem um forte potencial econômico e grandes oportunidades no setor das infra-estruturas", disseram as fontes.
Quarta-feira, Moratinos e a delegação espanhola seguirão para Brasília, onde o chanceler tem reunião marcada com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o assessor especial da presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
O objetivo da viagem ao Brasil é "manter as excelentes relações bilaterais" entre os dois países e facilitar contatos entre as empresas espanholas e a administração brasileira, segundo as mesmas fontes.