O Irã está preparando um pacote de propostas para apresentar às potencias do Ocidente que pode ser uma base para negociações futuras. A informação é do ministro de Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki. Em uma coletiva de imprensa, o ministro afirmou que o pacote trata de questões políticas, econômicas, de segurança e de relações internacionais. No entanto, Mottaki não disse se as propostas também tratam das atividades nucleares do Irã.
Os EUA e seus aliados europeus querem levar o Irã de volta às negociações sobre seu programa nuclear. No encontro do G-8 realizado nesta semana na Itália, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que existe um prazo até setembro para que o Irã responda às ofertas para discutir o programa.
De acordo com Mottaki, o Irã não recebeu nenhuma mensagem do G-8. "Nós não recebemos qualquer nova mensagem. Com base nas reportagens publicadas, os membros do G-8 têm diferentes opiniões sobre várias questões, o que não leva a um acordo unânime em algumas áreas", disse Mottaki, citado pela agência oficial de notícias Irna.
Em junho do ano passado, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Reino Unido, China, França, Rússia e EUA - e a Alemanha ofereceram ao Irã um pacote de incentivos econômicos que pretendia convencer o país a interromper o enriquecimento de urânio. No entanto, o Irã insiste em dizer que enriquece urânio apenas para produzir energia nuclear, não armas;