LONDRES - Nick Griffin, o líder do partido de extrema-direita britânico BNP, afirmou na noite de quarta-feira (8/7) que a União Europeia (UE), para desestimular a imigração ilegal, deveria afundar os barcos usados por ilegais e devolver os clandestinos à Líbia em balsas.
Griffin, líder do Partido Nacional Britânico, é um dos dois membros da formação eleitos para o Parlamento Europeu em junho. "Cedo ou tarde, a única medida que vai deter a imigração, e evitará que um grande número de africanos subsaarianos morram a caminho da Europa, será ser muito duro com os que chegam", declarou Griffin à BBC.
"Francamente, devem afundar alguns destes barcos", completou, em um aparente recado aos funcionários da UE responsáveis por combater a imigração ilegal. Griffin negou, no entanto, desejar que alguém morra no mar.
"Podem jogar balsas e (os ilegais) poderão retornar à Libia. Deste país saem muitos africanos que querem viajar ilegalmente para a Europa", declarou.
O líder do BNP declarou que apoiará qualquer político que apresentar propostas neste sentido e fará oposição a qualquer política que leve, em última instância, à aceitação dos imigrantes ilegais na UE.