L'AQUILA - A reunião de cúpula dos chefes de Estado e Governo do G8 teve início nesta quarta-feira às 11h45 GMT (8h45 de Brasília) com um almoço de trabalho e para falar da situação da economia mundial, na cidade italiana de L'Aquila (centro), devastada em abril por um terremoto.
Os governantes dos Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão debaterão até sexta-feira temas como aquecimento global, luta contra a pobreza e Irã, cujas atividades nucleares preocupam a comunidade internacional.
Na quinta-feira e sexta-feira as discussões serão ampliadas aos grandes países emergentes, países da África e organizações internacionais.
Quase 40 chefes de Estado e de Governo e dirigentes de instituições multilaterais são esperados em L'Aquila, devastada em 6 de abril por um terremoto que deixou 299 mortos.
A reunião do G8 acontece sem a presença do presidente chinês, Hu Jintao, que decidiu voltar ao país após os distúrbios étnicos na região de Xinjiang (noroeste), que no domingo provocaram 156 mortes.