DUBAI - Os talibãs afegãos confirmaram nesta segunda-feira (6/7) ter sequestrado um soldado americano, desaparecido desde o final de junho, em um comunicado citado pelo centro americano de vigilância das páginas da internet islamita SITE Intelligence.
Num comunicado lacônico, colocado nos sites islamitas com a data de 6 de julho, os talibãs afirmam ter "capturado há cinco dias um soldado americano quando se encontrava em estado de embriguez no distrito de Yusuf Khail, província de Paktika", sudeste do Afeganistão.
Trata-se do primeiro soldado americano sequestrado pels rebeldes no Afeganistão desde a chegada do exército americano no país em 2001 para derrubar os talibãs no poder.
Em 2 de julho, o exército americano anunciou em Cabul que um de seus soldados, desaparecido desde 30 de junho, provavelmente havia sido capturado por combatentes islamitas no Afeganistão.
No mesmo dia, um comandante de um dos principais grupos talibãs do Afeganistão reivindicou o sequestro e assinalou que as condições para sua libertação seriam divulgadas em breve.