O governador do Estado norte-americano da Carolina do Sul, Mark Sanford, declarou ontem que devolverá aos cofres públicos o dinheiro que usou em uma viagem com sua amante no ano passado. Sanford teria aproveitado uma viagem de trabalho à Argentina para ficar com a amante. O escândalo veio à tona na quarta-feira, após Sanford - que ficou sumido por quase uma semana - admitir que estava na Argentina, em um encontro secreto com sua amante. Segundo ele, sua mulher soube do caso e exigiu que ele deixasse a casa da família.
O jornal "The State", da cidade de Columbia, capital da Carolina do Sul, publicou ontem uma série de e-mails trocados pelos amantes. A correspondência havia sido obtida em dezembro, mas o jornal preferiu não publicá-la até ter certeza do relacionamento. Em uma das mensagens, a amante diz estar "sentada com uma linda vista do mar aqui em Ilhabela, uma linda ilha perto de São Paulo".
Os tabloides de Nova York aproveitaram para fazer piada do governador. Anunciando os e-mails da "Latin Lover", o "New York Post" colocou na capa "O governador fugitivo: chore por mim Argentina", em referência a uma canção do musical Evita, mulher do ex-presidente argentino Juan Perón. O concorrente "New York Daily News" escreveu "Buenos Airhead" (algo como "cabeça de vento"). O "Pagina 12", de Buenos Aires, deu o título de uma "aventura portenha" para o texto sobre o governador.