PARIS - O tribunal correcional de Paris vai se pronunciar em 27 de outubro no processo contra a Igreja da Cientologia, acusada de fraude e formação de quadrilha no julgamento que terminou nesta quarta-feira (17/6).
Desde 25 de maio, seis membros da organização qualificada de seita por um relatório de 1995 elaborado pelo parlamento francês comparecem ante o tribunal para responder às acusações.
O promotor pediu a dissolução da Associação Espiritual da Igreja da Cientologia - Celebrity Centre (ASES-CC) e sua biblioteca, alegando o uso de "sucessivas manobras fraudulentas de maneira consciente e planejada". Também pediu o pagamento de uma multa de 150 mil euros, quatro anos de prisão para os responsáveis e cinco anos de privação de seus direitos civis.
A Igreja, por sua vez, alega inocência e denuncia um "professo por heresia". Seus advogados também acusam os poderes públicos de querer queimar os livros relativos à Cientologia.
"Ao invés de dissolver a Igreja da Cientologia, peço que sejam dissolvidos os preconceitos e as ideias preconcebidas", declarou o advogado de defesa.