Os Estados Unidos nunca estiveram tão próximos do Brasil quanto agora. Pelo menos, no que se refere ao turismo e ao intercâmbio estudantil. Os números revelam que os brasileiros estão conseguindo viajar mais para a terra de Barack Obama. Nem a gripe suína, nem a crise econômica internacional intimidaram. Em Disney Resort (Orlando), por exemplo, o único mercado internacional a crescer foi o brasileiro. Entre janeiro e abril, a visitação aumentou em 40%, comparada ao mesmo período de 2008. A explicação está aqui, no Brasil. Mais precisamente na embaixada norte-americana, que agilizou o processo de liberação de visto ; o maior obstáculo dos brasileiros antes de embarcar.
Prova disso é o balanço de maio. Cidades brasileiras estão no topo da lista internacional de postos de atendimento mais movimentados. São Paulo lidera entre os cerca de 270 postos do governo norte-americano espalhados pelo mundo. A média de atendimentos no mês chegou a 1.073 por dia. O Rio de Janeiro aparece em 22;. Brasília também está em lugar de destaque, na 29; posição, com 291 entrevistas por dia (veja abaixo).
Chat
Para esclarecer o processo de requerimento do visto, nesta terça-feira (16/6), às 12h30, o
correiobraziliense.com.br realiza o seu primeiro chat com a participação dos internautas. A convidada para inaugurar o recurso será a cônsul americana em BrasÃlia, Joanna Weinz.
Ela vai tirar todas as dúvidas dos internautas sobre o processo para retirada de visto. Além disso, a cônsul vai dar dicas e orientações para que os interessados possam de forma mais fácil e rápida dar entrada nos pedidos.
O chat poderá ser acessado na própria página do correiobraziliense.com.br. Mais informações sobre como tirar o seu visto podem ser obtidas no site da embaixada americana no Brasil.
Eficiência
A liderança brasileira entre as chancelarias internacionais se deve ao aumento da capacidade dos consulados americanos no Brasil em atender aos pedidos de visto. O Brasil sempre esteve entre os países que mais demandavam o serviço. No entanto, era superado pela Índia, China e México. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil realizou um verdadeiro mutirão para desafogar a demanda reprimida de turistas brasileiros. A ordem foi reduzir o prazo, que chegava a uma espera de 90 dias, para o agendamento das entrevistas. Mais funcionários foram enviados e outros remanejados de setores, com o objetivo de reforçar o atendimento.
A força-tarefa durou de setembro a dezembro do ano passado. Em Brasília, por exemplo, o número de entrevistas diárias aumentou de 250 para 750, durante o mutirão. Ao todo, no período, foram avaliados 250 mil pedidos no país. A grande maioria dos solicitantes teve o visto concedido. Com a demanda atendida, a fila encurtou. Na sexta-feira passada, era possível agendar em Brasília a entrevista para um prazo de 12 dias. A média muda e depende da procura na semana. A capital federal registra o menor tempo de espera entre os quatro consulados ; situados em São Paulo, Rio, Brasília e Recife. O maior tempo, 34 dias, foi registrado em SP.
Saiba mais
Para obter informações
do processo para
retirada de visto, clique na imagem. Para o site da Embaixada,
clique aqui
|
Economia
A novidade é que o Brasil será o próximo país no qual os EUA vão implantar o novo sistema para tirar vistos. A medida promete facilitar a vida do cidadão brasileiro na hora de dar início ao processo. Diversos formulários, que têm hoje o preenchimento obrigatório, serão substituídos por um único, a ser acessado e respondido por meio da internet. O projeto piloto ; Consular Eletronic Application Center Form (Ceac, pela sigla em inglês) ; está sendo adotado em outros países e, graças à sua eficiência, será expandido. Não há data exata definida para o início no Brasil, mas se estima que dentro de um ano.
;Os formulários de papel serão eliminados. Não será mais preciso preencher três ou quatro, como hoje. As informações serão fornecidas por meio de um único documento eletrônico. Facilitará nosso trabalho e do cidadão. Nossa intenção é reduzir ao máximo o tempo que as pessoas precisam ficar, aqui, no consulado, para tirar o visto;, adiantou a cônsul americana em Brasília, Joanna Weinz, em entrevista ao Correio. De outubro de 2008 a junho deste ano, 370 mil brasileiros foram entrevistados para obter o visto. Em Brasília, 46 mil. A capital federal é referência para a demanda do Centro-Oeste e do Norte.
Validade de 10 anos
O governo americano quer aumentar o prazo de validade dos vistos para turistas brasileiros, hoje de cinco anos. A proposta é estendê-lo para 10 anos, como já foi em épocas passadas. Para colocar em prática a medida, é necessário que o Congresso brasileiro aprove um projeto de lei que já está tramitando. Os parlamentares precisam autorizar que o Brasil também conceda o mesmo prazo aos cidadãos americanos, devido à lei de reciprocidade que rege as normas de imigração.
A cônsul americana em Brasília, Joanna Weinz, explica que é equivocada a impressão que se tem de que o governo americano coloca obstáculos para liberar vistos. ;Nosso governo já se manifestou a favor do visto de 10 anos para os brasileiros. Foi oferecido oficialmente. Aguardamos o posicionamento do Congresso brasileiro;, explica.
Enquanto a medida não sai, a embaixada americana se programa para novo aumento na procura pelo visto, graças à baixa do dólar e à oferta de pacotes internacionais. ;Os brasileiros gostam dos americanos e nós gostamos muito dos brasileiros. É com satisfação que abrimos as portas do nosso país para os cidadãos daqui. Trabalhamos duro, nos empenhamos para reduzir a longa espera que estava ocorrendo. Estamos preocupados em sermos mais eficientes no atendimento aos brasileiros;, destaca Weinz.
Mas as portas estão abertas, somente, é claro, para aqueles que atendam os critérios. Segundo a cônsul, não há motivos para nervosismo na hora da entrevista para obter o visto. ;A maioria dos pedidos é atendida;, afirma ela. Desde que a pessoa comprove ;estabilidade econômica, pessoal e profissional;. Weinz adianta que a embaixada ganhará mais um funcionário no atendimento, ampliando a capacidade de entrevistas para até 480 por dia.
Os consulados brasileiros estão atentos a tentativas de fraude na entrega dos documentos para a retirada do visto. O controle é rígido e existe um serviço online antifraude ; a ;hotline; foi criada para atender denúncias anônimas que alertem quanto a tentativas de fraude. ;Nossa prioridade é evitar esse tipo de situação. Isso é muito sério;, diz a cônsul. (SS)
Denuncie
FPMBrasília@state.gov
FPMRio@state.gov