PESHAWAR - Pelo menos oito pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas neste domingo na explosão de uma bomba em um mercado de uma cidade do noroeste do Paquistão, indicaram os serviços policiais e médicos. A explosão foi registrada em Dera Ismail Khan, cerca de 300 km ao sul da capital provincial Peshawar, cenário habitual de atentados dos talibãs.
"Oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão", declarou à AFP Syed Mohsin Sha, uma autoridade administrativa de Dera Ismail Khan. "A bomba explodiu a uma hora em ponto no mercado", acrescentou. O artefato foi acionado a distância, indicou Ghulam Jailani, autoridade da Polícia local.
"Recebemos oito corpos e 27 feridos, cinco deles com gravidade", afirmou Mohamed Ashiq Saleem, médico do principal hospital público da cidade. O Paquistão foi atingido nas últimas semanas por uma onda de atentados, muitos deles reivindicados pelos talibãs.
Esses ataques são considerados uma resposta dos rebeldes à ofensiva do Exército na região do Swat, lançada no final de abril para interromper o avanço dos insurgentes, que se aproximavam a Islamabad.