Niagara - As "contínuas provocações" dos norte-coreanos no âmbito nuclear são "extremamente lamentáveis", declarou neste sábado a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que assegurou que seu país fará "todo o possível" para impedir a proliferação.
"As contínuas provocações dos norte-coreanos são extremamente lamentáveis. (Os norte-coreanos) foram denunciados por todo o mundo. Estão cada vez mais isolados. E não interessa ao povo norte-coreano que este isolamento dure", afirmou Hillary em uma visita ao Canadá.
"Temos a intenção de fazer todo o possível para impedir a proliferação (nuclear) por parte dos norte-coreanos", acrescentou, durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de seu colega canadense, Lawrence Cannon, em frente às cataratas do Niágara, na fronteira entre ambos os países.
O Conselho de Segurança da ONU decidiu na sexta-feira endurecer as sanções contra a Coreia do Norte devido aos testes nucleares efetuados em 25 de maio, o que foi condenado pela comunidade internacional.
A Coreia do Norte reagiu neste sábado à condenação, ameaçando não renunciar as suas ambições atômicas e utilizar plutônio com fins militares.