O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira uma ajuda de 73 milhões de dólares para o Zimbábue. Obama ressaltou que a ajuda beneficiará diretamente aos zimbabuanos e não passará pelo regime de Robert Mugabe.
"Os Estados Unidos são amigos dos zimbabuanos, e decidi conceder uma ajuda de 73 milhões de dólares ao Zimbábue", declarou Obama, que se encontrou nesta sexta-feira, na Casa Branca, com o primeiro-ministro zimbabuano, Morgan Tsvangirai.
"Essa ajuda não irá diretamente ao governo, pois continuamos com as mesmas preocupações sobre a consolidação da democracia, dos direitos humanos e do Estado de direito, mas beneficiará diretamente aos zimbabuanos", ressaltou o presidente americano à imprensa, ao lado de Tsvangirai.
Obama fez questão de destacar a diferença que existe entre Tsvangirai e Robert Mugabe. Morgan Tsvangirai se tornou primeiro-ministro em 11 de fevereiro, em virtude de um acordo de divisão dos poderes concluído com Mugabe, que se recusou a admitir sua derrota nas eleições gerais.
O presidente americano elogiou a ação de Tsvangirai e criticou Mugabe, que "não atuou em prol dos melhores interesse dos zimbabuanos e resistiu às mudanças democráticas necessárias".