O secretário de Negócios do Reino Unido, Peter Mandelson, advertiu os parlamentares que querem a renúncia do primeiro-ministro Gordon Brown dizendo que essa atual "rebelião" pode tornar a situação do Partido Trabalhista ainda mais delicada. Mandelson pediu que os dissidentes do partido pensem nas consequências de uma batalha pela liderança. O apelo do secretário vem em meio à reação negativa dos eleitores britânicos nas eleições locais, após os escândalos de gastos abusivos dos parlamentares.
"Parem de atacar o primeiro-ministro porque vocês apenas farão com que a posição do partido e do governo fique ainda pior", disse. Apesar de o governo ter sofrido 11 baixas em quatro dias, Mandelson disse que a renúncia de Brown provocaria uma eleição antes que o governo pudesse completar reformas econômicas.
Brown se viu diante de uma nova crise no domingo (07/06), com pesquisas indicando um resultado desastroso para os trabalhistas nas eleições para o Parlamento Europeu. Líderes do partido temem que os resultados sejam ainda piores do que os das eleições locais, em que os trabalhistas perderam importantes prefeituras e centenas de cadeiras nas câmaras de vereadores.