COLOMBO - A Marinha do Sri Lanka anunciou nesta quinta-feira (4/6) que deteve um barco procedente da Grã-Bretanha que tentou entrar ilegalmente em águas territoriais da ilha. A embarcação carregava ajuda humanitária destinada aos refugiados da guerra contra os separatistas tâmeis.
O barco fretado por um grupo da diáspora tamil na Grã-Bretanha havia zarpado em abril de Ipswich, leste da Inglaterra, com centenas de toneladas de alimentos, de medicamentos e de outros materiais, e tentava entrar ilegalmente em águas territoriais cingalesas, afirmou o oficial da Marinha DKP Dassanayake.
"Apreendemos o barco e o levamos ao cais", declarou a mesma fonte, antes de indicar que a tripulação não resistiu à interceptação do barco, que ocorreu a 140 km da costa ocidental do país.
O Sri Lanka proclamou em meados de maio a sua vitória militar sobre a rebelião separatista dos Tigres de Libertação do Eelam Tamil (LTTE), pondo fim a 37 anos de guerra que deixaram entre 80 mil e 100 mil mortos e 300 mil refugiados.